Copyright 2018 - CRIBB

MISSÃO

Desenvolver estruturas sociais de suporte ao cidadão e famílias, que promovam o seu bem-estar e desenvolvimento nas diferentes fases do ciclo de vida contribuindo para a coesão social da Vila da Baixa da Banheira e da região envolvente.

 

VISÃO

Ser uma instituição reconhecida pelo elevado padrão de qualidade dos serviços de apoio prestados à comunidade, tendo por base o integral respeito pela dignidade humana e o desenvolvimento biopsicossocial.

 

VALORES

 

Liberdade

Igualdade

Solidariedade

Humanismo

Confiança

Responsabilidade

Qualidade

Rigor

 

HISTORIA

O Centro dos Reformados e Idosos da Baixa da Banheira (CRIBB), foi construído graças à iniciativa de um grupo de cidadãos que em 15 de Fevereiro de 1975 fundou a Instituição. Nessa mesma data, deu início, em espaço cedido pelo Centro “Bem-Estar” Social, situado ao lado da sede desta Instituição, a todo um trabalho burocrático com vista a reunir as condições necessárias à construção das suas primeiras instalações, à sua necessária legalização, realizada em 12 de Julho 1982, e à elaboração e consequente publicação dos seus primeiros Estatutos, ocorrido em 1985.

A Instituição iniciou a sua missão, promovendo o convívio entre os seus sócios e entre estes e a comunidade em geral, procurando implementar serviços diversificados que se revelavam necessários à melhoria da qualidade de vida da população.

Assim, em 1986 estabeleceu o primeiro acordo de cooperação com a Segurança Social para a prestação da resposta social de Centro de Dia, com a capacidade para 100 utentes. Mais tarde, considerando o aumento da população idosa na Vila e das suas necessidades específicas, alargou a sua intervenção, estabelecendo um novo acordo de cooperação em 1995, desta feita para a resposta social de Serviço de Apoio Domiciliário, com capacidade para 60 utentes.

Simultaneamente, procurando melhorar as condições do serviço prestado à comunidade, algo que esteve sempre bem presente e que bem caracteriza todo o processo e percurso de existência do Centro, para dar resposta às crescentes solicitações foi construído em 1990 um pavilhão.

 

Considerando as carências em equipamentos sociais de apoio à infância existentes no concelho da Moita e em particular na Vila da Baixa da Banheira, a instituição procurou corresponder às responsabilidades que a comunidade lhe exige, tendo promovido, no âmbito do Programa PARES III, a construção de uma Creche, com capacidade para 33 crianças dos 3 aos 36 meses.

O CRIBB procurou, deste modo, desenvolver e reforçar a rede de solidariedade e de apoio à infância existente na freguesia, vila e concelho, oferecendo as necessárias condições para que as crianças sejam acolhidas, cuidadas e respeitadas na sua individualidade-originalidade e apoiadas no seu crescimento, de forma harmoniosa. Com a entrada em funcionamento desta resposta social em Abril de 2015 a instituição vê a sua missão reforçada, apoiando não só a população idosa, como também a infância, introduzindo e promovendo igualmente o salutar e importante convívio intergeracional.

Ao longo da sua história a instituição tem vindo a desenvolver um trabalho com elevada dedicação e profissionalismo ao serviço da população do concelho da Moita mas também do Barreiro, com maior enfase nas freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, no primeiro caso, e Lavradio no segundo caso. A sua atividade é amplamente reconhecida pelos inúmeros parceiros que têm colaborado com o CRIBB e com quais têm criado e estabelecidos diversos protocolos de intervenção e apoio, tanto do sector público como privado.

Conta igualmente com aproximadamente 1200 associados, que se constituem como um dos alicerces desta instituição.

De modo a conseguir realizar todo um vasto trabalho nas diferentes valências sociais de intervenção conta com mais de trinta trabalhadores.

 



Plano de Ação e Orçamento 2019

Consulte aqui o documento

Relatório e Contas 2017

Consulte aqui o documento

Plano de Ação e Orçamento 2018

Consulte aqui o documento

Relatorio de Atividades e Contas 2016

Consulte aqui o documento

Plano de Ação e Orçamento 2017

Consulte aqui o documento

Plano de Ação e Orçamento 2016 e Orçamento Retificativo 2015

Consulte aqui o documento

Relatório Atividades e Contas 2015 

Consulte aqui o documento